Inaugurado ateliê a 1200 metros de altitude na Pousada Estalagem do Mirante
A Ceramista Eny Amorim convida para conhecer o espaço Ateliê de Cerâmica, que leva o seu nome, na Pousada Estalagem do Mirante.
Com uma diversificada exposição de peças utilitárias e de decoração exclusivas, criadas por Eny, os participantes poderão conferir as novidades e tendências desenvolvidas na cerâmica artística.
"Nossos produtos são feitos de forma artesanal o que faz com que cada peça seja única e especial"
Técnicas diferenciadas
A artista explica que durante a fabricação das peças podem ser utilizadas duas técnicas diferentes. A primeira delas é a cerâmica de alta temperatura aquecida em um forno que chega a atingir 1300º. E a segunda é a queima de Raku, uma técnica milenar originada no Japão no Séc. XVI e que proporciona um aquecimento de até 980º em uma hora em forno pequeno, a gás.
“Nessa técnica as peças são retiradas ainda incandescentes do forno e colocadas em um recipiente fechado com serragem de madeira e resfriadas com jato de água, determinando a identidade única de cada obra. O processo é encantador!”, explica.
Pôr do sol incandescente
E é exatamente devido a esse espetáculo a parte, que a queima de Raku proporciona aos olhos de quem assiste, que a artista reservou o pôr do sol dos sábados para aplicar a técnica ao vivo. (Conforme as condições climáticas).
“O Raku faz da arte em cerâmica um verdadeiro espetáculo, por isso, reservamos um momento especial para confeccionar algumas peças aos olhos de todos”.